Em celebração aos 120 anos do cooperativismo de crédito, o escritor Felipe Kuhn Braun apresenta um histórico sobre a vida do padre Theodor Amstad. O religioso foi fundador do cooperativismo financeiro na América Latina e de obras importantes para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul e do país. Milhares de famílias tiveram suas vidas transformadas pelos ensinamentos e pela assistência religiosa, educacional, econômica e social de Amstad.
Nessa biografia, o autor ressalta nomes de pessoas que estiveram ao lado de Amstad, lhe apoiando e dando continuidade a seus passos, durante sua vida e após seu falecimento. Mulheres e homens que lutaram por uma sociedade melhor, administrando obras que fizeram a diferença na vida de gerações, de localidades e regiões.
Com 135 páginas, textos exclusivos, traduções inéditas e imagens históricas, a obra é um convite à reflexão do que podemos construir com visão, trabalho e organização comunitária. O escritor empresta seu olhar sensível ao leitor, na busca de inspirar as pessoas com a obstinação de Amstad em tempos nos quais a comunicação e a mobilidade eram, para muitos, dificultadores determinantes, mas não para Theodor Amstad.