Mais de 2 mil pessoas passaram pelo teatro da Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville, entre os dias 7 e 10 de outubro, todas com o mesmo propósito: assistir ao espetáculo “Vila Cooperar – O fantástico mundo da cooperação e da educação financeira”.
A maior parte do público – 1.810 espectadores – foi composta por alunos do 3º e 4º anos da Rede Municipal de Ensino de Joinville. Quatro escolas participaram das sessões vespertinas diariamente, lotando a plateia. Uma sessão extra, realizada na noite do dia 9, reuniu convidados e a comunidade em geral.
O musical foi produzido pelo MotorCoop, braço sociocultural da Unicred União, em parceria com o Instituto Arte Maior, que trouxe ao palco uma história sobre cooperativismo, com textos e músicas especialmente criados para a peça. “Temos parceria com o MotorCoop desde 2019, com o objetivo de levar cultura às nossas crianças por meio do teatro e do canto coral. Este musical, no entanto, foi criado especialmente para a Unicred, com conteúdos específicos sobre cooperativismo e educação financeira”, explica a presidente do Instituto Arte Maior, Kátia Siqueira.
Com o passar dos anos, a programação do evento foi ampliada. “Iniciamos com dois dias e, neste ano, disponibilizamos quatro sessões para estudantes e uma para o público em geral. Assim, conseguimos levar mais conhecimento aos alunos e difundir os princípios do cooperativismo para toda a sociedade”, destaca o presidente do MotorCoop, Ingo Régis.
Em 2025, além de celebrar a infância, o evento integrou as ações alusivas ao Ano Internacional do Cooperativismo. “Conseguimos unir essas duas datas em um projeto que vínhamos desenvolvendo desde 2020 e, este ano, tivemos a oportunidade de concretizá-lo. Abordamos de forma lúdica e clara temas como educação financeira e cooperativismo, atingindo plenamente nosso objetivo. A aceitação foi muito positiva, tanto pelas crianças quanto pelos pais presentes na sessão aberta. Estou muito feliz por termos construído algo tão significativo, que se consolida como mais um legado do MotorCoop”, ressalta o coordenador do MotorCoop e do espetáculo, Sandro Junkes.
Desde 2019, a iniciativa já impactou cerca de 5 mil estudantes. “Agradecemos o apoio dos dirigentes da Unicred União, presidência e diretoria, que acreditam neste projeto e contribuem para que a educação cooperativista ajude a construir futuros mais promissores”, enaltece Junkes.





























