MotorCoop completa 9 anos com legado de transformação social pautado em educação, cultura e cooperação

Programa socioeducativo da Unicred União já atendeu mais de 25 mil pessoas

Em junho de 2025, o MotorCoop – programa de responsabilidade social da Unicred União – completa nove anos de atuação com um histórico expressivo de transformação social por meio da educação, cultura e cooperação. Nascido em 2016 como um projeto e hoje consolidado como um movimento coletivo com identidade própria, o MotorCoop já promoveu cerca de 260 ações e impactou diretamente mais de 25 mil pessoas em Santa Catarina e no Paraná.

Com sede em Joinville (SC), o programa promove oficinas culturais, palestras de educação financeira e ações sociais voltadas à valorização humana e ao desenvolvimento sustentável. Entre as atividades realizadas em escolas públicas, estão oficinas de música, fotografia, cinema e artesanato, que unem aprendizado e diversão. Já as palestras sobre cooperativismo e finanças oferecem, de forma lúdica e acessível, uma introdução ao universo da economia solidária e da gestão responsável do dinheiro.

Para ampliar o alcance do aprendizado, ao final das palestras os estudantes recebem materiais educativos. A Cartilha do Cooperativismo de Crédito propõe atividades para serem resolvidas em casa junto à família, enquanto o livro infantojuvenil A Vida é o Presente – que ilustra a música homônima, hino do cooperativismo – reforça os valores de cooperação e cidadania entre as novas gerações.

Segundo o presidente do MotorCoop, Ingo Régis, o programa nasceu de uma inquietação sobre como uma cooperativa pode transformar vidas. A resposta veio com a criação de um ecossistema de impacto social que une cultura, educação e cooperativismo. “Queremos fortalecer uma mentalidade cooperativa, mostrando aos jovens que é possível empreender com ética e construir, juntos, comunidades mais justas, solidárias e conectadas.”

“Nunca quisemos cair no assistencialismo”, afirma Marcelo Vieira Martins, CEO da Unicred União e sócio benemérito do programa. “Nosso foco sempre foi oferecer oportunidades reais e inspirar sonhos. Mais do que formar futuros cooperados, estamos formando cidadãos conscientes e transformadores. Prestes a completar 10 anos, o MotorCoop já tem uma marca consolidada e um impacto concreto. E o melhor: é só o começo”, acredita.

Além das ações educativas, o MotorCoop concentra iniciativas sociais relevantes, como arrecadação de alimentos, doações e apoio financeiro a entidades beneficentes, como a Rede Feminina de Combate ao Câncer. No campo cultural, o programa é parceiro de instituições como o Arte Maior, o Teatro do Balé Bolshoi e a Sociedade Harmonia Lyra, em Joinville (SC). O compromisso ambiental também está presente por meio do estímulo a práticas sustentáveis entre colaboradores e cooperados e pela implantação de uma usina própria de energia solar.

Outros destaques recentes incluem o lançamento do projeto “Os 1.000 do Futuro”, que visa acompanhar jovens estudantes até o Ensino Superior, e a criação da primeira Livraria do Cooperativismo do país, com sede física em Joinville e acervo digital disponível no site motorcoop.com.br.

Baseado no 7º Princípio do Cooperativismo – o interesse pela comunidade – o MotorCoop segue mostrando que a transformação social começa pela valorização do conhecimento, da cultura e da solidariedade. E, com nove anos de história, seu legado só está começando.