A iniciativa da escola Aníbal César é um dos grandes exemplos de como o cooperativismo pode mudar as pessoas e transformar o mundo em um lugar melhor e mais próspero.
Nesta quinta-feira, 17 de outubro, Dia Internacional das Cooperativas de Crédito (DICC), o projeto AnibalCred pode servir como inspiração para que outras iniciativas tão impactantes possam também ser desenvolvidos por outras pessoas ou instituições visando ao bem-estar e à qualidade de vida das comunidades onde estão presentes.
No Brasil, o cooperativismo de crédito tem obtido cada vez mais expressão no Sistema Financeiro Nacional (SFN). Com mais de 17,9 milhões de associados e 700 cooperativas, o setor gera 112 mil empregos diretos e conta com cerca de 9 mil unidades de atendimento, configurando a maior rede de postos físicos do país. Em mais de 300 municípios brasileiros, são, inclusive, a única instituição financeira presente, sendo um pilar essencial para o desenvolvimento dessas localidades.
Em Santa Catarina, as cooperativas de crédito também têm grande expressão. Em 2023, juntas, as 66 cooperativas financeiras catarinenses já administravam uma receita de R$ 19,1 bilhões e reuniam o maior número de associados do sistema cooperativista catarinense: 3,3 milhões de catarinenses, maior número de associados, o que Isso significa que 78% dos cooperados em Santa Catarina fazem parte das cooperativas financeiras.